ARTROSE: CONCEITO E TRATAMENTO

A osteoartrite, doença articular degenerativa, artrose ou osteoartrose, como ainda é conhecida no nosso meio, é a doença reumática mais prevalente entre os indivíduos e caracteriza-se por um processo onde há degeneração da cartilagem que geralmente ocorre pelo envelhecimento da mesma (1).

Nas fases iniciais da artrose a cartilagem torna-se mais áspera, aumentando o atrito durante a movimentação da articulação. A artrose grave surge quando a cartilagem é completamente destruída, fazendo com que o atrito entro os dois ossos cause desgaste dos mesmos. Este atrito nas articulações provoca uma inflamação que se caracteriza por um quadro de artrite, daí o nome osteoartrite (artrite = inflamação da articulação). Existe cerca de 100 doenças que podem causar artrite; a artrose (osteoartrite) é a mais comum (3).

A artrose é uma doença crônica, multifatorial, que leva a uma incapacidade funcional progressiva. Por isso seu tratamento deve ser também multidisciplinar, e buscar a melhora funcional, mecânica e clínica (2).

No tratamento são utilizados os exercícios de força para melhorar a estabilidade articular; os exercícios de flexibilidade irão promover o movimento da articulação de maneira suave e confortável a partir da amplitude de movimento irrestrita e sem causar dor; os alongamentos também são utilizados, pois proporcionam o aumento da mobilidade dos tecidos moles e também melhoram a amplitude de movimento; os exercício sensoriomotor; treino de habilidades; caminhadas, e educação dos pacientes em saúde acerca de sua conduta sobre a prática de exercícios e informações sobre estilo de vida saudável. O novo método desenvolvido em estúdios de Pilates na Viva Fisioterapia, abrange todas essas formas de exercícios lhe proporcionando força, flexibilidade, coordenação e orientações importantes para uma vida com maior qualidade (1).

VENHA JÁ FAZER SUA AULA EXPERIMENTAL E SINTA VOCÊ TAMBÉM OS RESULTADOS NO SEU CORPO!

REFERÊNCIAS

1. COIMBRA, I. B.       et al.,Osteoartrite (artrose): tratamento.Rev. Bras. Reumatol. vol.44 no.6 São Paulo Nov./Dec. 2004.

2.http://periodicos.puccampinas.edu.br/seer/index.php/cienciasmedicas/article/view/831/811file:///C:/Users/VIVA%20FISIOTERAPIA/Downloads/rfm-7602.pdf  acesso em: 13.02.2017.

3. http://www.mdsaude.com/2011/11/artrose.html acesso em: 13.02.2017.