Logomarca Viva Fisioterapia
Hoje é Terça, 12 de Dezembro de 2017

RELAÇÃO DO MÚSCULO QUADRADO PLANTAR COM AS FACITES PLANTARES E OS TENDER POINST

          A síndrome dolorosa subcalcânea, mais conhecida como fascite plantar ou esporão do calcâneo, foi descrita inicialmente em1812. Constituindo um problema ortopédico bastante comum e que afeta principalmente homens entre 40 e 70 anos. (1)

          A fascite plantar é a causa mais comum de dor na região plantar do calcanhar. Acometendo também atletas, especialmente corredores. (1) A dor é pior logo de manhã, ao apoiar o pé no solo pela primeira vez, e torna-se menos intensa após iniciar os primeiros passos.

         Os pacientes com pontos – gatilho na região plantar do pé podem apresentar limitações marcantes da marcha devido á dor, alterações de sensibilidade, sensação de inchaço. (2)

         Pontos – gatilhos miofasciais (Pgs) no músculo quadrado do plantar em geral referem dor e sensibilidade apenas para a superfície plantar do calcanhar. A ação do músculo quadrado plantar ajuda o flexor longo dos dedos na flexão das falanges terminais dos quatro dedos menores. (2)

         No exame clínico deve-se observar o paciente caminhando de pés descalços, notando os pés para verificar as configurações e para aferir as amplitudes de movimentos restrita dos dedos na flexão e na extensão. A fáscia plantar deve ser palpada para se determinar a área onde a dor se localiza e a possível presença de nodulações. (2) 

          A baropodometria é um exame utilizado na avaliação das disfunções biomecânica dos pés, principalmente no controle da distribuição da pressão plantar. (3) 

          Na Viva Fisioterapia os tratamentos são direcionados para cada caso, individualizados, com resultados satisfatórios. A RPG, a Osteopatia, o pilates Viva, as Liberações Miofasciais e os agulhamentos secos (Dry Needling), são exemplos de Tratamentos realizados na Clínica. Faça parte desses grupos de pessoas que alcançaram sucesso. MARQUE SUA AVALIAÇÃO.    

REFERÊNCIAS

1.    FERREIRA, Ricardo. TALGIAS: FACISTE PLANTAR. Revista Brasileira de Ortopedia. 2014;49(3):213–217.

2.    TRAVELL, Janet G. Dor e Disfunções Miofascial: Manual dos pontos – gatilhos / Tradução Magda França Lopes. - Porto Alegre: Artmed, 2006. 

3.    BUZZANELO etal. Avaliação da Pressão Plantar em Indivíduos com Fascites Plantar.                  



Viva Fisioterapia
Desenvolvido por IGNITI