RPG Original

A Reeducação Postural Global (RPG) é uma técnica terapêutica que tem como princípio trabalhar os músculos que são formados pelas fibras estáticas (músculos antigravitáriosresponsáveis pela nossa posição ereta) e fibras dinâmicas (responsáveis pelos nossos movimentos amplos em todas as direções do espaço). O diagnostico é individual e específico para cada paciente e cada sessão dura de 45 a60 minutos. O tratamento é indicado para pessoas de todas as idades.       A RPG é um tratamento sem uso de medicamentos que trabalha com manipulações de vértebras e de membros, visando à liberação e alongamento total de músculos que com o passar dos anos ficaram encurtados causando os desvios posturais. O método também trabalha com a respiração do paciente, que é específica para cada caso, proporcionando um alongamento muscular e melhorando a funcionalidade entre a respiração e a postura.       Antes do início do tratamento, o paciente precisa passar por uma avaliação completa postural, na qual serão analisadas as posições que mais causam dor para chegar a conclusão do que está afetando aquela pessoa.  Durante o tratamento caberá ao fisioterapeuta tentar descobrir como a causa do problema se relaciona com o sintoma, analisar   as compensações que o paciente desenvolveu, e revelar as retrações de defesa criadas por ele para esconder uma dor ou uma tensão.       Baseada em onze posições diferentes, o paciente reaprende a postura correta, livrando-se das dores. Em geral, a pessoa que recebe alta da RPG está com seu problema resolvido. Mas é recomendado o acompanhamento porque no dia a dia o paciente pode desaprender as posturas corretas. O importante é que o trabalho seja feito o suficiente para proporcionar uma postura natural ao paciente. Ou seja, para que ele aja naturalmente com uma postura correta.       A Reeducação Postural Global é uma técnica fisioterapêutica desenvolvida na França a partir do trabalho de Françoise Mézières e de vários anos de estudos e pesquisas em áreas da Biomecânica e Biofísica. Foi trazida para o Brasil por um de seus alunos, Phillipe Emmanuel Souchard, autor de "O Campo Fechado”, que aprimorou e registrou a marca RPG.